terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Festivais: Shortcutz, Curtas-Metragens!




"O Shortcutz é um movimento internacional de curtas-metragens"

Ou para os mais conservadores, o Shortcutz é (também) um festival de curtas-metragens. Distingue-se dos habituais outros festivais pela dinâmica que envolve todo o projecto. Para aqueles (regra geral, os mais velhos) que se queixavam que a Bica, ou que o Bairro Alto já não é o que era, e a que aquela mística força cultural criada por interessados e pessoas do meio, que tal força já não existia, o Shortcutz surge para mostrar que Lisboa ainda têm muito a dizer.
O formato é bastante simples, semanalmente ( no bar Bicaense ), serão exibidas três curtas-metragens, duas para competição e uma terceira como curta convidada. Aquilo que é um excelente acréscimo ao formato (que já por si só, enquanto mostra de curtas-metragens é de valorizar pela pouca atenção dada às mesmas em Portugal) é que por um lado não se trata apenas de uma passagem de curtas, não se trata de uma passagem estanque. Com o intuito de conseguir as diferentes perspectivas e abordagens possíveis, o Shortcutz inicialmente, como prémio dará aos vencedores mensais a oportunidade da apresentação das curtas premiadas em Nova York e Madrid, posteriormente o formato do Shortcutz Lisboa passará para a cidade nova yorkina e para a capital espanhola, factor este que será uma mais valia com todas as certezas. A possível troca de opiniões, o fluir de uma ligação cultural, cinematográfica que até à data simplesmente não existe. O outro ponto mais que positivo resume-se ao facto de que esta troca de olhares não se limita a uma troca internacional, mas toda a postura do Shortcutz, realizando-se num bar ( e no local, o tanto que a Bica representa), estimula, tal como presenciei na noite de inauguração, a que actores, espectadores, realizadores, produtores, se encontrem num mesmo local, mais que propicio ao feedback, às propostas ou ao simples conhecer do outro, do outro no mesmo meio. Lisboa agradece, e a partir de Março de 2010, Nova York e Madrid também passará a faze-lo.
Um imenso gosto em ver algo de tão produtivo e necessário a surgir, a prova de que é só (realmente) querer, e trabalhar para tal. O cinema português, o ambiente do cinema em português não é um pobre coitado como muitos gostam de o pintar, e a primeira noite do Shortcutz e a óptima afluência foi prova disso mesmo.

Local: Bar Bicaense, Bica ( rua da bica de duarte belo 42 A - Lisboa )
Todas as 3ª Feiras pelas 21h30
(exibição de três curtas-metragens, duas para competição e uma outra como convidada)


Parceiros: Sic Radical - Ficha Técnica: Rogério Ribeiro (Director Executivo), Rui de Brito (Director Executivo e Criativo) - Júri: Cláudia Marques Santos (Jornalista), David Fonseca (Músico), David Rebordão (Realizador), Ivo Canelas (Actor), Miguel Somsen (Jornalista e Crítico de Cinema), Paulo Prazeres (Realizador), Pedro Varela (Realizador), Ricardo Figueira (Argumentista), Rogério Ribeiro (investigador), Rui Aguiar (Fotógrafo), Rui de Brito (Director Criativo e Produtor Executivo)

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo teu texto e apoio.

    Tomamos um copo na próxima sessão.

    1 abraço.

    Rui de Brito
    Shortcutz Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Agora que andas por aí a recomendar coisas achei que era tempo de retaliar: http://www.evous.fr/La-Fete-a-Django-du-Paris-Jazz,1118445.html
    é só para fazer inveja,
    Abraço de Paris e bom trabalho

    ResponderEliminar