segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Teatro: Os Improváveis!



Não era a primeira vez que muitas das caras se reconheciam na audiência, também não era a primeira vez que essas mesmas pessoas iam a um improvável espectáculo do grupo de teatro de Desporto, Os Improváveis. Depois de um espectáculo em Sintra no espaço Reflexo no dia anterior, os Improváveis fazem a dobradinha e levam o teatro de improviso à sua casa habitual a casa da comédia em Santos, Lisboa.


Não é só por acaso que a audiência tende a repetir um espectáculo deste peculiar grupo de teatro, pioneiro em Portugal ao trazer o teatro de desporto para os palcos, onde atraves do improviso criam e recriam as personagens, os cenários e os textos que não existem, tudo isto só sendo possível com a existência de um publico que não só interage como participa e determina o caminho que os quatro ou cinco actores terão de enfrentar. Num trabalho que nunca falta na solidez e na refrescante abordagem de um mesmo palco, de um mesmo espaço, onde o grupo através de jogos leva ao limite a sua capacidade de improvisar, oscilando entre a sátira leve à comédia personalizada, tudo no momento!


Uma perspectiva teatral que vale a pena explorar e assistir, e que ainda com tão pouco tempo de existência já é capaz de receber as maiores ovações ou as melhores rosas. A não perder, a repetir, sem sombra de dúvida.


Website: http://www.teatrodesporto.com/

Facebook: http://www.facebook.com/teatrodesporto



3 comentários:

  1. Peço desculpa, mas apesar das brilhantissimas prestações destes actores, este tipo de teatro não é inédito em Portugal. Falo dos Comédia à la Carte que há tantos anos nos presenteiam com estes exercicios de "improv comedy", em que todo o espectaculo é criado a partir de conteúdos sugeridos pelo público. A base teatral é exactamente a mesma e foram os Comédia, os pioneiros.

    Obrigada,
    Bea Golias

    ResponderEliminar
  2. Ora cara Bea, eu percebo a sua critica, e tem toda a razão os à la Carte apareceram primeiro no teatro de improviso, e mesmo que isto agora passe a parecer uma disputa linguista, eu tive um certo cuidado em trata los como pioneiros na comédia de desporto, ou seja, na forma de batalha teatral. Na verdade acaba por ser, na pratica, a mesma coisa, ambos fazem teatro de improviso e os à la carte apareceram primeiro, ao que tento dar enfase aqui é mesmo este factor de desporto nos quais os Improvavies (julgo, não falo com toda a certeza porque aquilo que conheço dos à la Carte é do que encontrei na internet) estão dentro de um maior purismo do teatro desporto. De qualquer forma, o objectivo não é de forma alguma entregar um prémio aos primeiros a fazer seja o que for mas sim valoriza-los pelo seu trabalho.
    Agradecido pela passagem pelo Mixtape.
    Gil Dionísio

    ResponderEliminar
  3. Eu percebi a sua intensão Gil. E também reconheco o valor (e enormissímo talento) de cada actor dos Improvaveis. Quis só deixar uma "chamada de atenção", que nem disso se trata, foi apenas uma rectificação, já que os chamou de pioneiros. Trata-se do mesmo tipo de espectaculo com os mesmos exercicios, e falo (não pelo o que está na internet) mas pelo que já vi de ambas as partes. Lá está, é uma base teatral vinda dos EUA chamada "improv comedy". E só, actores de grande capacidade como os Comédia os os Improvaveis o conseguiram fazer de forma notavel, até hoje.

    Cumprimentos,
    Bea

    ResponderEliminar