quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Música: Tyondai Braxton !





Tudo começou com um guitarrista amigo que soltou a frase 'já ouvis-te o novo álbum de Tyondai Braxton?! mal acabei de ouvir, saltei logo para a loop station!' o entusiasmo parecia normal, com a nova vaga musical com acesso (como nunca antes ouve, não desta forma) a toda uma nova forma de ver e utilizar os pedais e efeitos, a cada dia que passa algo novo surge, algo novo aparece, há muito potencial e ainda muito por explorar na esfera do loop, mas mal sabia eu o que me esperava, talvez um dos álbuns de 2009 ou até de 2010.

Para quem não conhece Tyondai, este é filho de Anthony Braxton, saxofonista, e é membro de uma das bandas que mais surpreendeu e andou na boca dos críticos: Battles, com destaque para o álbum Mirrored. Braxton, o filho, desde 2002 que não lançava álbum a solo (o seu ultimo trabalho History That Has No Effect, e pelos vistos, valeu a pena a espera). Em Battles, juntamente a John Stanier (Helmet, Tomohawk), Ian Williams (Don Caballero) e David Konopka, na matemática musical que Battles representa(va) todos os membros já tinham dados nas vistas, Braxton incluído, alias, tanto os media como o panorama musical no geral, tanto admiravam (no seu inicio, como uma espécie de admiração a aliens que não se enquadravam em nenhuma das cenas estéticas presentes) como respeitavam os talentosos membros da banda Americana, mas nem Nova York nem o mundo adivinham que alguma vez Central Market surgisse da forma como surgiu, ninguém duvidava do seu potencial é certo, mas a força que Braxton alcança neste álbum, é das maiores surpresas de 2009, ultrapassando o bom, de longe.

Imagine-se então que Stockhausen encontra o famoso Disney's Fantasia, pelo caminho, numa espécie de orgasmo plástico Philip Glass junta-se à festa, algumas guitarras, uns pedais estranhos, maquinas de loops, e mistura-se o rock, o progressivo, e disto surge um tanto de non-sense pop que se expressa através de um som clássico contemporâneo, e então temos Central Market. Um álbum sério quanto baste, tanto na postura como no resultado mas que consegue através de uma esquizofonia controlada (como em The Duck And The Butcher por exemplo, talvez a parte mais de galhofa por parte do músico) oscilar entro sons mais descontraídos ou provocantes no que toca a sua seriedade, e a muitas progressões como já nos habituou em Battles. Resumidamente Braxton vem afirmar que tem algo a dizer, comprova de uma forma minimalista e modesta que possui algumas das mais belas técnicas de composição que esta década teve a oportunidade de escutar, mas que também cá está para fazer ruído, muito ruído, e tirar gozo, muito gozo disso. Seja através de Kazoos ou de um conjunto de cordas (neste caso para o álbum Braxton contou com a colaboração da New York Ensemble), Braxton mostra tudo o que de melhor foi deixado por Zappa até se confundir com um Stravinsky bem refrescado, tudo isto, alem de colossais influencias, Braxton encontra uma identidade que consegue fugir ao plano Battles para um algo muito próprio, muito novo, mas uma vanguarda modesta, note-se, em fase alguma Braxton produz som por ser diferente ou novo, Central Market é o culminar de um caminho que já à uma década Tyondai nos tem vindo a habituar, mas a verdade é que ninguém esperava que algo assim surgisse, o esplendor da repetição, a destreza do minimalismo, a beleza dos pormenores vocais e dos efeitos que marcam com toda a certeza a identidade, a grande identidade de Tyondai Braxton. Há muito experimental, há muita fusão, muita vanguarda, há uma das melhores experiencias estética destes últimos anos e dos que virão. Um álbum que transcende a própria época onde se insere.


Género:
Experimental / Avant Garde / Post-Rock / Noise
Myspace: http://www.myspace.com/tyondaibraxton
Download: http://rapidshare.com/files/306136113/Braxton__Tyonday_-_Central_Market_-_2009.zip

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