quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Música: Toking Cratch




Fora a primeira vez que entrara no espaço Bacalhoeiro (junto à rua da madalena, ou melhor, na rua dos bacalhoeiros), a entrada custara um pouco por se ter que pagar uma cota de sócio (mas que viria a mostrar-se de valor uma vez que só se paga uma vez, por um ano de concertos numa óptima agenda que se veio a revelar minutos depois, dj's, jazz, exibição de clássicos cinematográficos, etc), logo de seguida o barulhento mas acolhedor ambiente do Bacalhoeiro (uma zona onde se pode ou beber um copo ou jantar) encorajava a escolher um dos confortáveis cantos, cadeiras e sofás numa distribuição de luz que deixa qualquer um em casa, depois para o ultimo acto da descoberta do Bacalhoeiro, descer as escadas para um dos mais estranhos mas gratificantes concertos que alguma vez experimentara.

Bem vindo ao mundo de Ian Carlo Mendoza, luzes, ruídos, estática, melodia( s), ruídos, acção! :

Não conhecera o músico em questão por acaso, Mendoza é o músico residente que acompanha o grupo os Improváveis, ( FirstMixtape / Improvaveis ) e fora aí que tinha tido a primeira possibilidade de entrar em contacto com este invulgar mundo, talvez esse tenha sido o factor responsável por ter passado logo à fase de entranhar, sem passar pela fase de estranhar, mas diga-se de passagem, aconselho a todos, que vão estranhar, e entranhar a musicalidade de Ian Carlo Mendoza.

O performer, artista e músico, oferece cerca de uma hora ( neste projecto chamado Toking Cratch) de um non-sense musical com uma coerência épica! Todo o concerto, actuação (chamem o que lhe quiserem, a descrição é difícil diga-se), oscila entre uma performance a cru de Ian Carlo (que em breves momentos se faz acompanhar do irmão e de uma dj) que mistura o teatro, a performance corporal e alguns dos ritmos mais peculiares que alguma vez se poderá experienciar (fazendo lembrar aquelas enormes produções de instrumentos rítmicos, com a pequena diferença que aqui é apenas um par de mãos), para não estragar a surpresa, não vou ditar ao pormenor a sua forma, mas sim um pouco do que tem para oferecer, existe um certo gibberish linguístico inerente na teatralidade de Mendoza, mas repito, um non-sense coerente, isto é, da amostra tribal ao sample e excerto músical disposto por uma dj, Ian Carlo oscila entre ritmos e as mais diversas formas de fazer ritmos às mais brilhantes texturas melódicas que se encontram entre o reflexo introspectivo e a explosão corporal e conceptual do nada, ao tudo. Para quem quiser, é apenas um homem, cores e sentidos que saltam e exaltam, para quem não o quiser, é um homem e uma bagagem inteira cheia de brinquedos, ferramentas, objectos fora de contexto que criam e recriam o contexto e o texto que Ian Carlo Mendoza dispõe, coberto de pormenores que serão diferentes em cada das performances. É garantido que ou se saboreia uma hora de movimentos sem sentido aparente mas de uma enorme boa disposição e algumas boas gargalhadas de tão fora do contexto ou simplesmente se aproveita a viagem de uma embriagada hora de diferentes sentidos para meditar e sentir o pulsar de impulsos que é este enorme (mas simples) e peculiar mundo de Ian Carlo Mendonza.

Género: Non-sense Melódio / Ritmica incerta / Progressivo / Performance
Myspace: http://www.myspace.com/tokingcratchproject

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